Zé Miguel

zemiguel

Zé Miguel, natural de Maputo, Moçambique, investiga o universo das curas desde 2005, após uma lesão lombar que o deixou de cama.

Iniciou-se com a Yoga Terapia em Los Angeles, com Jasmine Lieb, que centra o seu trabalho de cura no método Somático de Peter Levine. Annie Carpenter, Seane Corn e Jerome Mercier foram outras influencias na sua busca.

Em 2006 recebeu Rolfing de Russ Pfiffer e de terapeutas do Método Esalen, e expressou profundo interesse na terapia do toque, oferecendo massagens a amigos.

Em 2007 treinou Chi Kung, na sua abordagem curativa com o mestre Chines Liu Dong.

Em 2008 formou-se em Ecologia pela Universidade Estadual de Califórnia em Long Beach, regressou a Maputo, onde iniciou sua jornada como professor de yoga, dando aulas e workshops.

Em 2009 conheceu a professora Ita Roussos, mestre de Kundalini num workshop psicoterapêutico sobre o Eu inferior, e completou os níveis I e II em Reiki do sistema Usui com Vera Morgado. Em 2011 aprofundou seus estudos em Ashtanga yoga com Rolf Naujukot em Goa, e Meditação Vipassana no Nepal.

Em 2012 fundou o espaço Ananda Yoga (http://zemigas.wix.com/yoga-com-ze#!__portuguese). Nesse mesmo ano foi inciado na Índia por seu Mestre Sri Prem Baba, sendo instruído no caminho do coração, um chamado a se reconectar com a essência humana.

Em 2013 estudou no Krishnamacharya Yoga Mandiram em Chennai, Índia, o método O Coração do Yoga, de base terapêutica. Desde então reside em Sao Paulo, e é aluno de Edson Moreira e Pedro Moreno. Atende com acupuntura (pela ATTA) e massoterapia (pela escola AMO R), podendo expressar de maneira mais ampla o seu dharma.